outras tantas madrugadas

domingo, novembro 20, 2005

casas

Roubo as palavras à Inês, que não conheço e que mora numa casa aqui ao lado (já agora, leiam também as do Manuel, que também não conheço, citado pela Inês no mesmo post). Para quê tentar escrever de novo o que alguém já escreveu por nós? Pudesse eu encontrar uma casa como encontrei estas linhas: tão por acaso, tão oportunamente, tão à medida do que sou e do que sinto.
Da minha lavra, deixo apenas o convite, público e formal, à Inês, para que venha um dia tomar chá à casa a que possa chamar minha. Sonho com as almofadas que terá no chão e com as palavras de quem, sentado nelas, se sinta em casa.
E continuo à procura. De casa e de palavras.
.
"Gosto de casas vazias, gosto de paredes brancas. Não gosto de entrar em casas em que parece que acabei de abrir uma revista, não me atrevo a sentar no sofá, a mexer num livro, a ordem e a combinação são tais… Também nunca percebi quem ocupa uma divisão enchendo logo as paredes com imagens, combinando logo cortinados com tapetes. Essa pressa assusta-me. Assustam-se as listas de casamento. Só de pensar que numa só loja (ou pouco mais) duas pessoas tiveram de escolher tudo e mais alguma coisa que lhes pudessem oferecer de uma vez. (não entendo muito bem as prendas de casamento) As casas montadas antes de se lá morar. Os móveis de várias casas todos comprados no IKEA. Muito design cansa-me. Os candeeiros de tecto colocados à pressa, com os fios eléctricos à mostra. Vê-se bem que ali não entrou o tempo, não entrou a vida dos dias que correm, os riscos dos nossos passos no soalho, o esmurro da porta onde batemos com o pé, aquela almofada um bocadinho manchada do dia em que comemos no sofá, os papeis, muitos pelos sítios onde ficam muito feios mas só ali os encontramos, a panela que era da avó, o móvel que os pais fizeram quando não tinham dinheiro para comprar um.
Podem ser tudo disparates, mas talvez por eles queira começar por uma casa pequenina, gostava que não fosse nova. Gostava de não ter pressa nela."

1 Comments:

  • At 1/12/05 16:49, Blogger inês said…

    o manuel graça dias é um arquitecto que escreveu um livro de pequenas crónicas "vida moderna"
    obrigada pelo convite.
    espero que a vida não nos leve a esquecer esta nossa casa.

     

Enviar um comentário

<< Home